terça-feira, 12 de março de 2013

Exercícios Resolvidos sobre Velocidade Escalar Média

Exercícios Resolvidos

1) Calcule a velocidade média de um automóvel que percorreu 90km em 2 horas.

 Vm = Δs/Δt     Vm= 90/2     Vm= 45km/h.

2) Um móvel desenvolvendo uma velocidade média de 50km/h percorreu uma distância de 600km. calcule o tempo gasto para fazer o percurso.
 

Vm = Δs/Δt     50km/h = 600 /x  Realizando a regra de três:

                                   
50x = 600
x = 600 / 50
x = 12



   

7 comentários:

  1. Olá, me chamo Carolina e possuo uma dúvida, porém não são dos exercícios acima, e sim de outro. Não sei resolver a questão: "Um automóvel é dirigido ao longo de uma estrada caracterizada por zonas alternadas de velocidades permitidas de 40 km/h e 60 km/h. Se o motorista mantém rigorosamente essas velocidades nas respectivas zonas, e se todas as zonas têm o mesmo comprimento, qual a velocidade média, em km/h, em um trecho correspondente a um número par de zonas?" Por favor, se puderem me ajudar eu agradeço bastante. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal bom a questão da Carolina não diz o número de zonas, mas quer um numero par de zonas como só tem 2 velocidades diferentes, subintendese que temos duas zonas e 2 sendo um numero par, assim entendese que a velocidade média é a soma das duas velocidades, ou seja, 100 km/h, por dedução...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano ja vai fazer 4 anos q isso foi perguntado mais valeu por ajudar :-)

      Excluir
    2. Mano ja vai fazer 4 anos q isso foi perguntado mais valeu por ajudar :-)

      Excluir
  3. Suponha que cada zona meça x km.Logo o tempo para percorrer uma zona a 40 km/h será x/40 e para percorrer a outra zona a 60 km/h será x/60. Como Vm é distância dividido pelo tempo. Temos 2x/(x/40 + x/60)
    resolvendo a expressão temos que Vm = 48 km/h.

    ResponderExcluir
  4. um õnibus fez o percurso entre duas cidades, distantes 80km, em 2h e 30mim. neste intervalo de tempo , eesta incluido uma parada de 30 min. determine a velocidade escala média desenvolvida pelo õnibus entre as duas cidades.

    ResponderExcluir